NG  Motores Diesel & Geradores - Manutenção Corretiva
      Assim como na maioria das coisas, a manutenção corretiva é a forma mais obvia e a mais primaria forma de Manutenção é o tipo de manutenção que pode ser descrito pelo ciclo do quebra-conserta, ou seja, o conserto dos equipamentos só é feito depois que acontece o estrago.
 
      Do ponto de vista global de qualquer sistema a manutenção corretiva é a forma mais cara de manutenção de maneira geral, gera a baixa utilização anual dos equipamentos e das maquinas.
 
      Também gera a diminuição da vida útil das maquinas e das instalações além de serem necessárias paradas para manutenção em momentos aleatórios e muitas vezes inoportunos por serem em épocas de ponta de produção, correndo o risco de ter que fazer paradas em períodos de cronograma apertado, ou até em épocas de crise geral.
 
      É claro que se torna impossível eliminar completamente este tipo de manutenção pois na maioria dos casos não se pode prever o momento exato em que um defeito ira obrigar a uma parada para uma manutenção corretiva de emergência.
   

     Apesar de simples, a organização corretiva necessita de pessoas previamente treinadas para atuar com rapidez e eficiência em todos os casos de defeitos previsíveis e como quadro e horários bem estabelecidos.
   

     No almoxarifado, deposito ou oficina deve existir todos os materiais e meios necessários para a ação corretiva são indispensáveis instrumentos de medição e de testes, de preferencia adaptados aos equipamentos existentes.
 
     Além dos instrumentos para medições e testes devem existir no local as ferramentas necessárias para todos os tipos de intervenções também são indispensáveis manuais com detalhes referentes aos equipamentos e da manutenção corretiva, além de anotações relacionadas a cadeia produtiva tomando fácil a acessibilidade.